Campanhas: Rondonópolis tem 24 doadores irregulares

Escrito por:
Foto: Roger Andrade
Rondonópolis possui doadores irregulares (Foto: Roger Andrade)

Conforme levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal de Contas da União (TCU) , 479 doações para candidatos nas eleições deste ano em Mato Grosso, apresentam indícios de irregularidades. Entre elas está a de um beneficiário do Bolsa Família, que doou R$ 270 para um candidato e também doadores que não têm, na declaração de imposto de renda, capacidade financeira para a referida doação, respeitado o limite de 10% previsto em lei.
A informação foi divulgada ontem, depois de pesquisa feita sobre a movimentação financeira dos candidatos, declarada até o dia 1º de setembro.
Municípios
Entre as doações e movimentação irregular de campanha de candidatos a prefeito e vereador, supostamente irregulares, constam 13 em Vázea Grande; 24 em Rondonópolis e em Planalto da Serra; 42 em Cuiabá e 61 em Sorriso.
Dentre as irregularidades identificadas pelos dois tribunais, está a participação de empresas fornecedoras de serviços para campanha operacional com número pequeno de empregados, o que indica indícios de falta de capacidade operacional.
Cada caso citado no levantamento será apurado por juízes eleitorais, em conjunto com o Ministério Público Eleitoral MPE. Os nomes dos candidatos e dos doadores só poderão ser divulgados após investigação.
Penalidades
As irregularidades podem causar a reprovação das contas, processos por abuso de poder econômico e outros crimes, que podem culminar na cassação do diploma do candidato eleito. Em todo o país, são 38.985 doações suspeitas de irregularidades.
Além disso, o TSE e o TCU deverão enviar ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso relatórios semanais sobre as irregularidades detectadas. As informações serão anexadas ao processo de prestação de contas de campanha e poderão motivar a abertura de outros processos contra os candidatos envolvidos.
Com G1 MT

Continue Lendo


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *