Cirurgias oftalmológicas deverão beneficiar 450 pacientes/dia

Escrito por:
Noemia foi a primeira paciente a passar pela cirurgia oftalmológica

As cirurgias oftalmológicas da 11ª edição da Caravana da Transformação em Rondonópolis, tiveram início nesta segunda-feira, com previsão de que até 450 cirurgias por dia sejam realizadas até o dia 17 de dezembro, quando se encerra o evento. Ontem, primeiro dia do evento de Saúde, foram feitos 3.593 procedimentos oftalmológicos.
Noêmia Teixeira (58), primeira paciente a passar pela cirurgia de catarata, convivia com a doença no olho direito há cinco anos, dos quais três, esperava pelo procedimento.
“Eu me sinto melhor agora. Estou enxergando mais. A visão já estava embaçada, com perda total há muitos anos. Como uso óculos, estava enxergando apenas pelo olho esquerdo. Eu não teria condições de pagar a cirurgia”, comemorou.
O prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio destacou que a iniciativa do Governo do Estado em parceria com o município irá contribuir para reduzir a demanda reprimida. “Rondonópolis está ganhando um grande presente de aniversário. São milhares de pessoas que vão voltar enxergar, a ter uma vida mais digna. Acredito que será recorde do Estado de Mato Grosso em atendimentos. O nosso objetivo, é terminar com a fila de espera para consultas, exames e cirurgias,” comentou o prefeito.
O prefeito ainda lembrou que tem acompanhado o evento desde às 4h30, tendo inclusive adotado neste segundo dia um gabinete itinerante no estádio. “Vamos estar aqui todos os dias. Chego de madrugada, acompanho o evento, depois vou para os meus deveres e volto para analisar todo o contexto. A Caravana da Transformação é um grande ganho para a sociedade e agradeço ao governador Pedro Taques e a equipe, pelo empenho,” disse o prefeito.
Outras ações
A Secretaria Municipal de Saúde está com estande no Estádio Luthero Lopes, desenvolvendo ainda ações educativas e orientativas em odontologia, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.
Paralelamente às cirurgias oftalmológicas, também serão atendidos pacientes que estão aguardando pelos procedimentos de neurologia, cirurgia geral, gastroenterologia e dermatologia, além de exames de ultrassonografia.
Balanço do 1º dia
A 11ª edição da Caravana da Transformação atendeu ontem, no primeiro dia, 1.711 pessoas e realizou um total de 3.593 procedimentos oftalmológicos. Ao todo, 1.178 cirurgias foram agendadas.
Legenda da foto: Noêmia Teixeira, 58 anos, foi a primeira paciente a passar pela cirurgia de catarata durante a caravana em Rondonópolis.

Continue Lendo


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *