Comissão cobra melhorias para a Unemat Rondonópolis

Escrito por:
Reitor foi cobrado sobre melhorias para o campus Rondonópolis

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), presidida pelo deputado estadual Thiago Silva (MDB) reunida na tarde de ontem (03), contou com a presença do reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Rodrigo Bruno Zanin, que por solicitação anterior do presidente do órgão apresentou um demonstrativo de como a instituição tem aplicado o percentual de 2,5% da receita corrente líquida destinada à manutenção e desenvolvimento da instituição, conforme previsto no Artigo 246, inciso VI da Constituição do Estado de Mato Grosso, bem como a expansão de cursos e câmpus da Unemat.
Em sua explanação, Zanin explicou que a Unemat está presente em 45 dos 141 municípios mato-grossenses, com 13 câmpus, 17 núcleos pedagógicos e 24 polos educacionais de ensino à distância; são cerca de 23 mil acadêmicos atendidos em 60 cursos presenciais e em outros 129 cursos ofertados em modalidades diferenciadas; quatro doutorados institucionais, quatro doutorados interinstitucionais (Dinter), três doutorados em rede, 11 mestrados institucionais, um mestrado interinstitucionais (Minter) e cinco mestrados profissionais. “A Unemat,  é muito importante para o desenvolvimento de Mato Grosso. Ela representa o patrimônio do povo mato-grossense e está nos lugares mais distantes”, disse o reitor.
Campus Rondonópolis
Thiago Siva cobrou de Rodrigo Zanin, agilização para a construção do campus de Rondonópolis  que desde sua criação em 2017, funciona como núcleo de Alto Araguaia, bem como a manutenção de uma turma regular de Direito, que atualmente funciona como turma especial.
Uma das propostas do deputado emedebista, é vincular por meio de Lei, que os 2,5% sejam utilizados prioritariamente na expansão, novos cursos e construção de novos câmpus. “Já antecipo que quando as emendas forem liberadas, serão destinadas para esses fins”, disse Zanin.
Presenças
Além dos membros da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto,  deputados Wilson Santos (PSDB) e Valdir Barranco (PT), se fizeram presentes também à reunião ordinária os deputados Lúdio Cabral (PT), Sebastião Rezende (PSC), Delegado Claudinei (PSL), Dr. João (MDB) e Romoaldo Junior (MDB), além do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato; os vereadores rondonopolitanos Reginaldo Santos (Cidadania), Silvio Negri PC do B) e Sidnei Fernandes (PDT), além do prefeito de Paranatinga, Marquinhos do Dedé.
Prestigiando a reunião e o encontro com o reitor, marcaram presença ainda professores, estudantes e acadêmicos do campus de Rondonópolis.


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *