Comitiva cobra repasse de recursos para a Santa Casa

Escrito por:
Comitiva solicitou empenho do governo

Uma comitiva formada por parte da bancada do MDB na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que contou com a deputada Janaína Riva e os deputados Thiago Silva e Dr. João José, o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) e os vereadores de Rondonópolis Hélio Pichioni (PSD), Cláudio da Farmácia (MDB) e Reginaldo dos Santos (Cidadania), além da secretária de Saúde do Município, Izalba Albuquerque, esteve reunida ontem (02) com o secretário de Estado da Saúde, Gilberto Figueiredo, debatendo a situação dos repasses para o município de Rondonópolis, principalmente quanto a situação da Santa Casa do município.
A gestora da Saúde de Rondonópolis esclareceu que a cidade não tem recebido os repasses em dia, mas, mesmo assim busca atender nas unidades pacientes de outros municípios e que com isso ela está sendo obrigada a aumentar os investimentos. Ela cita que está sendo gasto quase 30% do orçamento para atender a demanda do setor. Fora isso, ela lembra que a Santa Casa vive uma crise financeira e deve pedir reajuste dos repasses por parte do Estado.
O prefeito destacou que há um déficit do Estado, e isso obrigou o município a fazer adiantamentos de repasses para a Santa Casa. “Somente este ano, há pelo menos R$ 5 milhões em débitos, além do ano passado”, disse o prefeito. Pátio alegou que aumentou o atendimento em razão de serviços que não estavam sendo oferecidos pelo Estado e que ainda adiantou repasses para a Santa Casa em 2018 para não parar o Hospital. “Fiz isso para manter os serviços, mas preciso saber quando o Estado vai realmente pagar?”.
Por outro lado, o secretário estadual de Saúde lembrou que os pagamentos de 2019 ainda deverão ser finalizados, após a aprovação de relatórios e a publicação de portarias. Gilberto Figueredo adiantou que os pagamentos atrasados devem depender do aumento do volume de recursos repassados à secretaria. “Não tem mágica para solucionar isso da noite para dia, vai depender de uma série de fatores que ainda estamos estudando, o que realmente vai ser feito, neste momento não posso prometer algo que não sei quando vou cumprir”, disse o secretário.
O deputado Thiago Silva lembrou que a Assembleia tem buscado mecanismos para incrementar a receita da Saúde. Ele citou como exemplo a aprovação de projetos que possam garantir mais repasses à pasta. “Nos colocamos à disposição, para ajudar no que for possível a Santa Casa e a saúde de Rondonópolis”, explicou Thiago.
O deputado estadual Dr. João José afirmou que tem acompanhado a situação dos hospitais em todas as regiões, e que o Governo do Estado deve buscar regularizar os repasses o quanto antes. “Precisamos dar um choque de gestão, e colocar em dia os repasses aos hospitais. Isso sem dúvida vai contribuir para melhoria da qualidade de vida da população”.
Janaína Riva lembrou estará acompanhando de perto a situação de Rondonópolis. “O Estado precisa entender a importância do papel que as Santas Casas exercem para a saúde nos municípios. Saúde tem que ser prioridade de gestão e é por isso que eu faço questão de acompanhar tudo de perto e buscar soluções junto ao Poder Executivo”.


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *