Como limpar a tela do monitor do seu computador

Escrito por:
Use algodão úmido para limpar melhor (Foto: TechTudo/Gustavo Ribeiro)

A superfície dos monitores CRT (aqueles de tubo) é de vidro e bem resistente, e por isso nunca foi difícil limpá-lo. No entanto, com os novos monitores de LCD, a história é bem diferente: o material é mais sensível e requer cuidados extras na hora de se fazer a limpeza.
Materiais nocivos
Antes de tudo, esqueça todos os produtos químicos, sejam eles detergentes, desinfetantes e qualquer coisa que contenha álcool etílico, acetona, amônia ou tolueno. Usar esses produtos pode danificar seriamente a tela da sua televisão ou do seu monitor. Além disso, é proibido o uso de toalhas de papel, papel higiênico ou mesmo camisetas. Com eles você pode acabar riscando a tela, e aí não tem volta.
Antes de começar, separe os materiais necessários para a limpeza: pano liso e limpo, pincel, algodão e água. Só isso.
Passo-a-passo:
Passo 1. Desligue o monitor para que você possa observar com mais atenção as condições da tela. Faça isso em um ambiente bem iluminado, assim fica mais fácil identificar a sujeira.
Passo 2. Comece a limpeza pelas bordas do monitor, sem medo de esfregar com força, já que o material é resistente. Só é preciso tomar cuidado para não deixar o pano escapar e, sem querer, você apertar a tela com força.
Passo 3. Retire qualquer resíduo sólido, de preferência usando algum tipo de pincel. Faça isso para não esfregar a sujeira e criar algum tipo de mancha ou arranhão.
Passo 4. Se você identificar apenas poeira sobre a tela, utilize apenas um pano seco para retirar o pó. Nesses casos, o pano já é suficiente. Apenas tome cuidado para não fazer muita pressão sobre a tela.
Passo 5. No caso de a tela estar com manchas de dedos – o que é bastante comum –, você vai precisar de uma limpeza mais consistente. Para isso, compre algum material específico para limpeza de monitores, facilmente encontrado em lojas de informática. Se você não tiver ou não quiser comprar, a água é suficiente (apenas quando a sujeira não seja tão espessa).
Passo 6. Molhe levemente o pano ou o algodão. Lembre-se de jamais espirrar água diretamente na tela.
Passo 7. Passe o pano ou algodão com delicadeza para não ter perigo de danificar a tela.
Passo 8. Se você usou algodão, retire eventuais fiapos que ficaram na tela. Faça isso com um pano seco.
Pronto! Seu monitor ou televisão já está mais limpo. Repita o processo sempre que desejar, sem problemas.
Fonte: Gustavo Ribeiro/TechTudo

Continue Lendo


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *