Deputado pleiteia construção do câmpus da Unemat em Rondonópolis

Escrito por:
Thiago cobra prédio próprio para a Unemat

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou ontem, uma indicação ao Governo do Estado, solicitando a construção do prédio da Unemat em Rondonópolis. O parlamentar está fazendo um trabalho de mobilização junto à bancada federal de Mato Grosso e com o Governo do Estado, para que a Unemat de Rondonópolis passe a ter um câmpus próprio, para atender da demanda de estudantes e de professores.
O parlamentar está trabalhando para viabilizar emendas federais junto aos deputados e senadores e reivindicando com o governo do Estado o que pode ser feito para que a Unemat possa ter uma estrutura nova e em condições de atender a comunidade. “A Prefeitura já fez a doação da área e agora é o momento de construir essa sede”, lembrou Thiago.
Atualmente, a instituição funciona de forma improvisada na escola estadual Stela Maris Valeriano da Silva, no residencial Edenilma Querubim. “O primeiro passo foi dado, que foi instalação da Unemat, agora necessitamos mais, precisamos dar infraestrutura”, disse o deputado.
Ele ainda explica que é preciso investir, por exemplo, em laboratórios, para abrigar os alunos do curso de Ciências da Computação e uma biblioteca para pesquisa. A Unemat ainda oferece em Rondonópolis os cursos de Direito e Letras.
Em Rondonópolis, o deputado foi um dos responsáveis pelo movimento de instalação da Unemat no município, que ficou conhecido como “Unemat Já”. Ele também fez parte do Comitê Pró-Emancipação da UFMT, que resultou na criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
Thiago Silva é presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e já destacou que uma das metas é trabalhar para expansão do Ensino Superior público no Estado.
Infraestrutura
Paralelamente, o deputado estadual tem mostrado na Assembleia Legislativa (AL), preocupação com o setor da infraestrutura do Estado e principalmente nas regiões Sul e Sudeste de Mato Grosso.
Uma das grandes preocupações do parlamentar é com o Anel Viário de Rondonópolis, que devido aos buracos está praticamente intransitável e a situação piorou nos últimos meses em razão das chuvas.
Thiago já apresentou uma indicação para que sejam feitos reparos urgentes no local. A situação do Anel Viário tem refletido na área urbana de Rondonópolis que diariamente tem sido invadida por carretas e caminhões, que atrapalham o trânsito e prejudicam o asfalto das vias que não estão preparadas para atender a demanda de veículos de grande porte.
Em reunião recente com o Secretário Estadual de Infraestrutura Marcelo Padeiro, o deputado recebeu a informação que a Sinfra está finalizando o projeto de recuperação e irá investir mais de R$ 5 milhões para recuperar 10 km de asfalto do anel viário.
O deputado também está temeroso com a situação da MT-100, entre Alto Taquari e Alto Araguaia, em relação aos buracos. “Trata-se de uma importante via de escoamento das safras, que está praticamente intransitável”, disse, afirmando que já apresentou um pedido para que providências sejam tomadas.
Outra indicação está relacionada à colocação de um redutor de velocidade na entrada do Bajara, na MT-270, rodovia que liga Guiratinga a Rondonópolis.
O deputado ainda reforçou o pedido de instalação de rotatórias na Avenida Rio Branco, obras prometidas para Rondonópolis pelo Governo de Pedro Taques. “Essas rotatórias são necessárias, pois no projeto inicial não foi contemplado, fazendo com que o cidadão use de forma irregular os retornos pelos canteiros e com isso correndo riscos de acidente”, finalizou.


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *