Dicas de revisão do carro para viagem do feriadão de Carnaval

Escrito por:
Revisão é fundamental, antes de viajar
(Foto:InformaABC)

Para evitar incidentes na estrada, é importante programar uma revisão no veículo com um técnico alguns dias antes. O especialista deve conferir itens básicos, como freios, óleo do motor, filtros de óleo, combustível e ar, sistema de refrigeração, limpador de para-brisa, funcionamento dos faróis e amortecedores.
Veja as dicas importantes, sobre esses itens:
Óleo: Verifique seu nível e se ele precisa ser substituído. O procedimento evitar que haja o atrito entre as peças do motor, impedindo que se desgastem ou até travem.
Água: É importante verificar o nível de água no radiador, pois a falta dela pode causar o superaquecimento do sistema e, consequentemente, sua quebra.
Bateria: Verifique se o nível da água está acima das células, que devem estar sempre submersas. Se os contatos da bateria apresentarem algum tipo de corrosão, faça a limpeza com uma escova de aço. Os cabos danificados devem ser substituídos imediatamente, assegurando-se de que estejam sempre bem presos aos contatos.
Pneus: A principal preocupação deve ser com o seus desgastes, por isso, é importante observar se há uma área mais gasta no centro da roda – sinal de que a pressão ao calibrar é maior do que a indicada pelo fabricante. Calibrar na pressão ideal contribui para a economia de combustível e evita desgastes prematuros. Ela deve ser feita com o veículo frio e no mínimo duas vezes por mês.
Freios: O líquido de freio deve ser checado mensalmente. Caso perceba que ele vem baixando muito depressa, fique atento: isso pode indicar algum vazamento no sistema das bombas principal e auxiliar, ou no próprio encanamento. Se nenhum vazamento foi constatado, essa diminuição pode estar relacionada ao desgaste das pastilhas e discos.
Radiador: Faça a inspeção visual para detectar fugas ou irregularidades na superfície e nunca deixe de estar atento ao nível do líquido de arrefecimento, abastecendo-o caso necessário. Atenção: caso tenha que abastecer o reservatório constantemente, é um sinal que pode existir um vazamento e nesse caso, leve ao seu mecânico de confiança para uma avaliação.
Com informações Garagem 360

Continue Lendo


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *