Idosos começam a ser vacinados, amanhã, contra o H1N1

Escrito por:
Idosos voltaram a ser priorizados 
(Divulgação)

Pessoas com idade a partir do 60 anos começarão a ser imunizadas contra a gripe Influenza (H1N1), a partir das 8 horas desta sexta-feira (27).
A vacinação deste grupo prioritário, que gira em torno de 20 mil idosos, será feita em pontos estratégicos, para evitar aglomerações devido à pandemia do coronavírus (COVID-19).
Os idosos deverão manter distanciamento entre si, em torno de 2 metros, podendo utilizar máscaras protetoras e não devem procurar as Unidades Básicas de Saúde.
A campanha, a nível nacional, segue até dia 22 de maio e vai imunizar nesta primeira fase, apenas os idosos e os profissionais de Saúde, em razão de que o Ministério da Saúde repassou ao município, somente 9.500 doses da vacina (inicialmente, a informação da SMS, via Ascom, era a de que o número de doses, seria de 3.500 doses).
Pontos de vacinação
Conforme cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, as doses estarão disponibilizadas nos seguintes pontos de vacinação: Ceadas, Oratório Filhos de Dom Bosco, salões paroquiais das igrejas do bairro São Francisco e da Comunidade São Miguel Arcanjo, além das escolas Frei Milton, Edivaldo Zuliane Bello, Firmício Alves Barreto, Gisélio da Nobrega, Domingos Aparecido dos Santos, Daniel Martins de Moura, Elizabeth Freitas Magalhães, Bonifácio Sachetti, Renilda Silva Moraes e Irmã Elza Geovanelli.
Atraso na divulgação
O blog não havia recebido até  as 21 horas de hoje, a matéria da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Rondonópolis (que foi postada no Portal da Prefeitura por volta das 14 horas) , como costumeiramente acontece por estar incluído na mailing list de órgãos de divulgação.
Como o assunto é de máxima importância e estava sendo veiculado por outros órgãos de comunicação da cidade, acessamos o referido portal, de onde extraímos dados para elaborar e postar esta matéria, ainda hoje, apesar do adiantado da hora.
Acreditamos que tal “esquecimento” da Ascom tenha sido involuntário e  que não tenha a ver com a matéria que veiculamos na segunda-feira , dia 23, (leia aqui), em que não entendíamos o por quê dos idosos ficarem de fora da vacinação, bem como a veiculada hoje (leia aqui), mostrando os riscos e cobrando a vacinação do H1N1 para esse parcela de cidadãos, que face à debilitação natural do sistema imunológico causada pela idade, poderiam contrair a gripe Influenza ( que também causa óbito) e ficarem expostos ainda mais, ao contágio pelo coronavírus.
Mas, no final das contas o assunto fica por isso mesmo, porque o que importa para nós do blog, realmente, é  que atingimos nosso objetivo com as matérias postadas, que foi o de viabilizar a vacinação para o grupo de idosos, que estava sendo deixado de fora.
É para se alcançar resultados, também como este, que o blog existe!


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *