Inscrições para o ENEM 2017 começam segunda-feira

Escrito por:

Os enemzeiros deste ano, já podem começar a contagem regressiva para a prova. O Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário oficial para o Enem 2017 e, de quebra, anunciou algumas mudanças.
Antes que você se desespere, adiantamos que o ENEM continua a ser aplicado presencialmente, como sempre foi. E o conteúdo que cai no exame é o mesmo: toda a matéria dos três anos do Ensino Médio, organizada em quatro áreas do conhecimento, mais uma redação.
A grande diferença, está no dia de aplicação de cada prova. Agora, o ENEM acontece em dois domingos seguidos.
Edital
No dia 10 de abril de 2017, foi divulgado o edital do ENEM. Nele, você vai encontrar todas as informações sobre o exame, desde como fazer a inscrição até a data de divulgação dos resultados.
Inscrições
As inscrições para o ENEM, começam na segunda-feira (8) e vão até o dia 19 de maio de 2017.
Procure fazer a sua logo no início do período. A essa altura, você já deve ter lido o edital e sabe o que fazer. Além de preencher dados pessoais e escolares, é preciso escolher um idioma estrangeiro (Inglês ou Espanhol), informar se necessita de atendimento especial e seguir todas as orientações apresentadas nas telas do sistema.
O processo é simples, mas pode levar um tempinho. Faça tudo com calma e atenção!
Ao final, caso não se enquadre nos critérios de isenção, você terá que baixar e imprimir o boleto com o valor da taxa de inscrição. Fique atento ao prazo e faça o pagamento em dia para garantir sua participação.
Local de prova
Todo mundo que se inscreve no exame, precisa indicar a cidade onde vai fazer a prova. Só que nem todos os municípios têm um número suficiente de participantes, que justifique a mobilização da infraestrutura exigida pelo ENEM. Por isso, alguns inscritos são remanejados para cidades vizinhas.
A informação sobre o local exato onde você vai fazer a prova, com endereço completo e número de sala, é divulgada no Cartão de Confirmação de Inscrição. O MEC não envia o documento pelo correio. É responsabilidade do candidato entrar na página do ENEM e acessar seu cartão.
O acesso ao cartão com o local de prova costuma ser liberado algumas semanas antes da aplicação do exame. Por isso, a partir da metade de outubro, você deve ficar ligado no site oficial do ENEM ou no aplicativo oficial para celular.
Datas de prova
As provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos.
No primeiro dia de provas, 5 de novembro, os participantes terão o prazo de cinco horas e meia para:
-Resolver as questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias
-Resolver as questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
-Elaborar a redação
-Marcar o gabarito das questões objetivas na folha de respostas
-Passar o texto a limpo para a folha de redação
Importante: o ENEM não corrige cadernos de prova, nem rascunhos de redação. Portanto, programe-se e reserve um tempo para preencher o material que será entregue ao fiscal de sala.
No segundo dia, 12 de novembro, os participantes terão quatro horas e meia para:
-Resolver as questões objetivas de Matemática e suas Tecnologias
-Resolver as questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
-Preencher o gabarito na folha de respostas
Gabarito e resultado
O gabarito oficial só é divulgado pelo MEC, alguns dias depois da aplicação do exame. O resultado, sai no dia 19 de janeiro de 2018. Para ver seu Boletim de Desempenho Individual, com as notas que tirou em cada uma das provas, acesse o site oficial do ENEM com sua senha.
Como usar a nota do ENEM 2017
A nota do exame pode ser usada para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sisu, tentar uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento pelo FIES, caso cumpra os requisitos desses programas.
Outra facilidade é poder entrar direto em uma faculdade privada, sem fazer vestibular. Cada instituição, define suas próprias regras de utilização do desempenho no ENEM. Consulte o edital junto à faculdade do seu interesse, para conhecer os requisitos e as vagas disponíveis.
Veja algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do ENEM para ingresso direto, além de participarem do ProUni ou e do FIES:
-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
-Universidade de Franca (UNIFRAN)
-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
-Faculdade Pitágoras
-Universidade Estácio de Sá
Com informações ENEM Virtual

Continue Lendo


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *