Lista de pré-candidatos à Presidência já registra doze nomes

(Correio Braziliense)
(Correio Braziliense)

Com o lançamento ontem dos nomes de Ciro Gomes (PDT) e de Rodrigo Maia (DEM), como pré-candidatos a Presidente nas eleições deste ano, já somam 12 postulantes ao cargo.
Juntamente com Maia e Ciro, vão sair candidatos o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); a deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila (PCdoB); Jair Bolsonaro (PSL); Marina Silva (Rede); Guilherme Boulos (Psol); Fernando Collor de Mello (PTC); João Amoedo (Novo) a jornalista e apresentadora Valéria Monteiro (PMN); com o MDB analisando uma possível candidatura do ministro da Fazenda de Michel Temer, Henrique Meirelles.
Fatores
Os fatores apontados por analistas políticos sobre o número considerável de pré-candidatos, incluem a incerteza na disputa presidencial, reflexo da crise política e o fim do financiamento empresarial.
A pulverização de candidatos também pode ter como fator, o impedimento de Lula – líder absoluto nas pesquisas de intenção de voto – que aguarda uma definição do Supremo Tribunal Federal (STF), quanto à prisão após ter sido condenado em segunda instância, pelo TRF4.