Mauro Savi e Paulo Taques são presos pelo Gaeco

Escrito por:
Savi, segundo o Gaeco, é o chefe do esquema
(Maurício Barbant)

Desde as primeiras horas da manhã de hoje, o tempo está fervendo na capital do Estado, Cuiabá, com a deflagração da segunda fase da Operação Bereré, pelo Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Rombo
A operação – que teve início em março deste ano – apura fraude à licitação e cobrança de propina no Detran-MT, que teria causado um desvio de R$ 27,7 milhões dos cofres estaduais, no período de 2010 a 2014. Entre os presos estão o deputado Mauro Savi (DEM), que também foi afastado do cargo, e o ex-secretário da Casa Civil Paulo Taques. Além de Roque Anildo Reinheimer e Claudemir Pereira dos Santos, Vulgo Grilo.
São seis mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. Todos foram expedidos pelo Tribunal de Justiça, por meio do desembargador José Zuquim, que relata o caso. A nova fase, denominada Bônus, é um desdobramento da primeira após a análise de documentos e depoimentos colhidos durante o curso das investigações.
Operação
A Bereré foi deflagrada em 19 de fevereiro deste ano e apura a existência de um amplo esquema de corrupção, envolvendo ainda os deputados estaduais Ondanir Bortolini, o Nininho, e José Domingos Fraga (ambos do PSD); Romoaldo Júnior (MDB); Wilson Santos e Baiano Filho (ambos do PSDB); e Eduardo Botelho (DEM), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), cujo esquema se processava pela atuação da EIG Mercados – empresa que presta serviços de registro de financiamentos de veículos em alienação fiduciária junto ao Detran de Mato Grosso -, e a Santos Treinamento, apontada como organização fantasma, que lavava o dinheiro desviado pela EIG.Tem como base o acordo de colaboração premiada (delação) do ex-presidente do Detran Teodoro Moreira Lopes, o “Dóia”.
Mauro Savi, é apontado pelo Ministério Público Estadual (MPE), como o líder do esquema.
Da Redação com RDNews

Continue Lendo


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *