Não tomar o café da manhã dobra o risco de arteriosclerose

Escrito por:
Entupimento das artérias causa riscos à saúde
(Arte: Shutterstock)

Não tomar o café da manhã ou se alimentar mal ao começar o dia, pode dobrar o risco de desenvolver arteriosclerose – aumento da espessura da parede das artérias que pode ser fatal -, diz matéria da AFP, com base num estudo publicado ontem, na revista médica Journal of the American College of Cardiology.
A pesquisa, que descobriu sinais de lesões causadas nas artérias antes do aparecimento de sintomas ou do desenvolvimento da doença, monitorou durante seis anos, 4 mil trabalhadores de meia idade residentes na Espanha. Desse total, 25% tomavam um café da manhã rico e ingeriam ao menos 20% das calorias diárias nessa refeição. A grande maioria (70%), porém, consumia apenas entre 5% e 20% das calorias diárias no desjejum, enquanto 3% não comiam praticamente nada ao acordar.
Segundo o estudo,os que pulam o café da manhã, na tentativa de perder peso, com frequência acabam comendo mais e alimentos menos saudáveis, no decorrer do dia.
O risco de doenças cardíacas aparece independentemente de outros fatores como o tabaco, nível de colesterol e sedentarismo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015 cerca de 17,7 milhões de pessoas morreram devido a doenças cardio-vasculares.

Continue Lendo


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *