Principais marcas de água mineral estão contaminadas com plástico

Escrito por:
Contaminação também atinge garrafas de vidro
(Atitudes Sustentáveis)

As principais marcas de água em garrafa estão contaminadas com partículas de plástico, que provavelmente vazam durante o processo de engarrafamento. Isso é o que mostra um estudo realizado em nove países e publicado na quarta-feira (14).
A pesquisa analisou 250 garrafas de água em nove países, incluindo o Brasil, a China e os Estados Unidos. O estudo foi dirigido pela pesquisadora Sherri Mason, professora da Universidade Estadual de Nova York, em Fredonia. O plástico foi encontrado em 93% das amostras, que incluíram as principais marcas, como Aqua, Aquafina, Dasani, Evian, Nestle Pure Life e San Pellegrino.
Foram detectadas partículas de polipropileno, nylon e tereftalato de polietileno (PET). Em média, os pesquisadores encontraram em garrafas de um litro de água 10,4 partículas, de tamanho médio de 0,10 milímetros. Além disso, foram achadas 314,6 micropartículas por litro de água.
Riscos desconhecidos
A pesquisadora acredita que a contaminação tenha início nos processos de engarrafamento e que procede da própria garrafa, de sua tampa e do processo industrial. Também a água em garrafas de vidro, continham micro-plásticos. Ainda não se sabe quais são os riscos que essas partículas representam para a saúde humana, mas para Mason elas podem estar associadas a alguns tipos de câncer, diminuição da quantidade de espermatozoides ou com o desenvolvimento de algumas doenças, como o autismo ou o déficit de atenção, que têm uma relação com a presença de produtos químicos sintéticos no meio-ambiente. “De uma maneira global, a água da torneira é mais segura do que mineral”, afirma a pesquisadora.
Pelo andar da carruagem, teremos que retornar ao hábito do poço d’água!

Continue Lendo


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *