Sem limites

Escrito por:
Quilombo existe há mais de 270 anos
(O Popular)

A determinação do governo golpista de Michel Temer (MDB) em pôr fim ao que já está sacramentado há vários anos, com intuitos dúbios como outros projetos sociais que estão sendo extintos por ele, avançou ainda mais na semana que passou.
Agora, volta-se para a redução de áreas demarcadas, como é o caso do Quilombo do Mesquita localizado nos limites da Cidade Ocidental, em Goiás, do qual o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pretende reduzir em cerca de 80% sua área territorial.
Situado no entorno do Distrito Federal, o quilombo existe há 272 anos, possuindo área de 4,2 mil hectares – utilizado para plantio de diversas culturas de subsistência-, que com a redução ficará em menos de 1 mil hectares.
A resolução foi publicada há pouco mais de três semanas no Diário Oficial da União (DOU) e atende um requerimento apresentado por uma associação de moradores daquela cidade, para declarar como território do Quilombo do Mesquita apenas o espaço onde vivem os remanescentes de quilombolas e uma área de vegetação, hidrografia e sistema viário que totalizam 971,4 hectares.
A comunidade quilombola está recorrendo da resolução, que caso se efetive abre precedente para atingir os demais quilombos existentes no País.
Da Redação com Agência Brasil

Continue Lendo


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *