Senadores aprovam vistoria na cela de Lula

Escrito por:
Comissão aprovou vistoria
(Agência Senado)

Diante da proibição na terça-feira, pela federal juíza Carolina Moura Lebbos de visitarem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na prisão, senadores da esquerda conseguiram aprovar ontem, uma diligência para que a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado faça uma vistoria na cela do petista, que está detido na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, desde a noite do último sábado.
Apesar de autorizada pela ministro da Justiça, Raul Jungmann  que é o superior hierárquico da Polícia Federal -, a visita foi proibida pelo juiz Sérgio Moro, que encaminhou, rapidamente, sua decisão à juíza curitibana.
O pedido foi formulado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e aprovado em votação simbólica no colegiado, dominado pelos parlamentares da oposição. Com isso, visitará Lula no Paraná uma comitiva formada por dez senadores: Vanessa, Regina Sousa (PT-PI), Angela Portela (PT-RR), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Fátima Bezerra (PT-RN), Lindbergh Farias (PT-RJ), Telmário Mota (PTB-RR), Paulo Paim (PT-RS), Jorge Viana (PT-AC) e Paulo Rocha (PT-PA).
A juíza em sua negativa à vista alegou que o ex-presidente não tem direito a privilégios, no que diz respeito a visitas, e, portanto, as visitas não deveriam ser permitidas. Também ficaram do lado de fora nove governadores de estado e o senador Roberto Requião (MDB-PR).
“A Lei de Execução Penal é claríssima. Ela fala que que visitas são permitidas a parentes, companheira, esposa e amigos. Então não há base legal”, argumentou Vanessa Grazziotin, acrescentando que a decisão judicial comprovaria que Lula está submetido a uma “prisão política”.
A comitiva vai analisar as “condições de encarceramento”, sem especificar quais itens serão observados e vai observar também a situação “dos demais presos naquela sede”.
Da Redação com Veja.com

Continue Lendo


um comentário

  1. Será que um deles vai levar a “água que passarinho não bebe”? Só lembrando aos políticos que: “CADEIA NÃO É HOTEL”. Só lembrando que: o Lula disse que ele não é um ser humano, é uma idéia! De jerico, é claro!

Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *