Tireoidite viral: o que é e sintomas

Escrito por:
(Veja)

A tireoidite viral, também conhecida como tireoidite sub-aguda ou tireoidite de Quervain, é uma doença caracterizada pela alteração na glândula da tireoide provocada por um vírus que causa inflamação na região.
Doença e sintomas
Na tireoidite viral, o vírus ataca células da glândula e provoca derramamento na circulação dos hormônios estocados. A ocorrência da doença é maior entre mulheres do que entre homens e mais comum em pessoas de 30 a 50 anos.
Os principais sintomas da tireoidite viral são: cansaço excessivo, calor, oscilação de humor, fome constante e problema no sono, ou seja, são todos semelhantes a de um quadro de hipertireoidismo. A diferença é que, neste caso, a condição é acompanhada por dores na região da garganta e dificuldade para engolir alimentos.
O diagnóstico da doença é obtido geralmente através de exames clínicos e, em caso de dúvida, o médico poderá solicitar uma biópsia para confirmação da condição.
A tireoidite viral se cura por conta própria na maioria dos casos, não oferece grandes riscos à saúde e sua evolução e sintomas podem ser controlados com remédios anti-inflamatórios e analgésicos.
Vix


Opine aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *