Unemat estreia programa web educativo

O evento é promovido pelo Gedifi
O evento será promovido pelo Gedifi

Amanhã, dia 8, as 19h, o polo da Unemat Rondonópolis estreia o programa web educativo “MT em Debate: Direito, Justiça e Sociedade” no canal do youtube do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Fundamentais (Gedifi), que objetiva promover a consciência, a responsabilidade social, o engajamento e a popularização da Ciência, dos conhecimentos e dos saberes entre a Universidade e a comunidade.
Sob a coordenação do professor Éverton Neves dos Santos, será feita a live Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais: Políticas públicas em tempos de pandemia, tema de grande relevância social. “O programa propiciará outras lives de temáticas importantíssimas, bem como diversos quadros que promovam um espaço web em meio à pandemia, para reflexões afetas ao Direito, à Justiça e à Sociedade e principalmente integrar a Universidade e a comunidade, um lugar em que todos se sintam parte, vislumbradores do bem comum, preocupados com a coletividade”, explica o professor.
Programação
Quadro Engajados MT – O quadro consiste em apresentar trabalhos que auxiliam as comunidades e as cidades do nosso Estado. “Engajados são pessoas ou instituições que trabalham em meio às dificuldades, pelo bem comum, pelo coletivo”, explicam João Marcus Souza Alexandre e Lisliê Silva Souza, alunos responsáveis.
O UNEmpreendedores, é um quadro que visa conectar clientes e microempreendedores, divulgando empreendedores que ressignificaram em meio à pandemia e assim recuperar a renda das famílias, respeitando o isolamento social. Nosso lema “é dar visibilidade e conscientizar nossa população a comprar do pequeno”, aponta a aluna Patrícia Caldas.
A live Interesse Público: Direito, Justiça e Sociedade, é um debate online que recebe personalidades e autoridades sobre um assunto eleito. São temas de relevância social e que são debatidos pelos especialistas e a comunidade.
Já o quadro Arte e Cultura Mato-grossense, é um espaço para divulgar a cultura do Estado, por meio de entrevistas que contenham imagens e sons da produção cultural do entrevistado, criando um espaço virtual fortalecido entre artistas, a Unemat e a sociedade mato-grossense, a cargo de Elizangela da Rocha Fernandes e Leomar Silva Pacheco, responsáveis pelo quadro.
O programa será transmitido pelo Youtube e pelo Facebook na página do Gedifi, sendo que cada live terá certificação, desde que o participante preencha os requisitos, os quais são: estar inscrito no grupo do Gedifi e preencher lista de presença, disponibilizada no dia do evento.
Todavia, a população poderá ter acesso, independente de inscrição, por meio dos canais elencados acima.
Parcerias
O evento é uma realização da Clínica de Direitos Humanos, Meio Ambiente e Políticas Sociais e Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade, que tem como parceiros a Unemat Cultural; Uniartes; Dialogando.jus; Rede de Estudos em Direito, Justiça e Sociedade, Programa de Estágio e Emprego – OAB/Rondonópolis, NUEPE/UNEMAT, Unemat: Nas Margens do Rio Vermelho, Grupo de Pesquisa Criar e Gppgem, Especialização em Direitos Humanos e Garantias Fundamentais, Centro de Direitos Humanos Dom Pedro Calsadáliga e outros parceiros culturais.
O interessados poderão se inscrever pelo link https://qrco.de/bbe5Oj